Luisinho pleiteia programa Via Rapida Emprego para Descalvado

Vereador Luisinho Panone

O vereador Luisinho Panone (PSD), presidente da Câmara Municipal, indicou ao Executivo que firme parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) para oferecimento de cursos profissionalizantes do programa Via Rápida Emprego.

O objetivo é beneficiar cidadãos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. “Descalvado passa um momento de crise, o número desemprego é consideravelmente alto. Por isso, a capacitação profissional é de extrema importância para a mudança deste quadro”, afirma.

Luisinho explica que os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais.

Cursos

O programa oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de até três meses, nas áreas de construção civil, comércio, serviços, indústria e transporte, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, podendo estender-se aos sábados.

As aulas acontecem em unidades móveis (carretas) que são estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação dos trabalhadores.

Luisinho destaca que o Via Rápida Emprego atende, além de todos aqueles que estão em busca de qualificação profissional, públicos específicos, como pessoas com deficiência, beneficiários do programa estadual de transferência de renda, famílias dos programas habitacionais da CDHU, dentre outros.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *