Luisinho pede que Congresso atue para atualização da tabela do Imposto de Renda

Vereador Luisinho Panone

O vereador Luisinho Panone (PSD), presidente da Câmara Municipal é autor de Moção de Apelo solicitando que lideranças partidárias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal reivindiquem junto ao Governo Federal a atualização das faixas de cobrança do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas.

De acordo com ele, “há anos, o Governo Federal não atualiza a tabela das faixas de cobrança do Imposto de Renda, o que leva a um prejuízo cada vez maior dos contribuintes que pagam mais impostos de forma imoral e injusta a cada ano que passa”.

Luisinho observa que a tabela, reajustada pela última vez em 2015, determina quanto se paga de IR em cada faixa salarial e, se fosse corrigida, menos contribuintes teriam que pagar o tributo e muitos outros pagariam um valor menor.

“Quando o Governo Federal deixa de corrigir a tabela do IR pela inflação, na prática ele está forçando as pessoas a pagarem mais impostos, aumentando a arrecadação do Estado, o que representa, de forma velada, um aumento da carga tributária aos brasileiros”, afirma.

“De acordo com estudos divulgados pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, a defasagem do imposto é de 88,4% no período acumulado desde 1996, de forma que, se a tabela fosse atualizada como deveria, a isenção ao pagamento seria aplicada àqueles que recebem até R$ 3.556,56 mensais, contra o valor de R$ 1.903,98 por mês, que é o valor ainda fixado para a isenção”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *