Entrega da Medalha “Vicente Tallarico Adorno” reconhece personalidades da cultura descalvadense

Na última sexta-feira, 22 de setembro, a Câmara Municipal de Descalvado realizou a entrega de nove medalhas, referente à área cultural. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara e as homenagens foram conferidas às personalidades que se destacaram no desenvolvimento de seus trabalhos, por indicação do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Descalvado – CompacD.

A “Medalha Vicente Tallarico Adorno” é destinada às pessoas que, por meio de sua atuação, se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento cultural de Descalvado. Esse ano, na primeira edição da honraria, houve especial comenda ao jornalista, escritor e crítico de cinema Vicente Tallarico Adorno (in memoriam), que no dia 22 completaria 70 anos. Vicente faleceu em 2015. “A  homenagem foi conferida ao Vicente Adorno quando da escolha do seu nome para a medalha, por seu brilhante trabalho nos principais meios de comunicação brasileiros e pela carreira internacional no Jornalismo. Mas, ainda quisemos nessa primeira edição conferir aos seus familiares a medalha e a justa homenagem”, declarou o Vereador Paulinho Gabrielli, autor do Decreto Legislativo 02/2017, que designou a honraria.

Os homenageados deste ano foram: Jornalista Daniel Bortoletto Gonçalves, editor da Revista Lance/RJ; Historiadora Profa. Alessandra Paganotto; Historiadora Sonia Belli (in memoriam); Fotógrafa Silvia Pratta Pulici; Maestro e Músico José Carlos Tallarico Adorno; Artista Plástico Luiz Antonio Hencklein; Ator e Diretor de TV Fernando Benini e Celso Galetti, premiado na Categoria Teatro.

Diversidade Cultural

Na cerimônia, uma mostra de cada indicado à medalha pode ser conferida pelos presentes,  com a contribuição de cada um deles na cultura: livros, fotos, quadros e objetos artesanais, etc. Antes e durante a solenidade o público se emocionou e se divertiu com as diversas atrações culturais presentes: músico Eduardo Machado, “Coral Alegreto” e a coreografia “O Gordo e o Magro” da E.E.E. Helen Keller (APAE) e participação do artista gráfico Fábio da Silva que fez a caricatura dos homenageados no decorrer da cerimônia, trabalho que foi acompanhado ao vivo pelos presentes.

A Câmara de Descalvado foi parabenizada diversas vezes devido à iniciativa e organização do evento que contou com a presença de cerca de 120 pessoas. Estiveram presentes as seguintes autoridades: Vice-Prefeito Luis Carlos Rosa Vianna, Presidente da Câmara Luis Guilherme Panone, presidente do CompacD Mario Sebastião Bonitátibus e Vereadores: Ricci, Vagner Basto, Daniel Bertini, Argeu Reschini, Reinaldo Ninja, Diego da Global. Também estiveram presentes: José Eduardo Perez, Sra. Deise Domingues Giannini e Sra. Aparecida de Lourdes Micosse Perez, representando a Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios Frei Gaspar da Madre de Deus, da cidade de São Vicente e Sra. Maria Lina Benini, Presidente da Associação dos Ferroviários de São Paulo.

O autor da honraria Vice-Presidente da Câmara, Paulinho Gabrielli, se mostrou orgulhoso por homenagear aos filhos de terra e  que tanto fizeram pela cultura e agradeceu os colegas vereadores que o apoiaram para a criação da honraria. Em seu discurso, o presidente da Casa também parabenizou os homenageados e o Vereador Paulinho pela iniciativa e brilhantismo do evento.