CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Daniel cobra instalação de eliminador de ar em hidrômetros

Vereador Daniel Bertini

O vereador Daniel Bertini (PMN) cobra do Executivo o cumprimento da lei de sua autoria, aprovada em 17 de junho, e instale, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), equipamento eliminador de ar na tubulação de abastecimento de água.

A lei obriga a instalação do equipamento desde que seja por solicitação do consumidor. De acordo com o texto, as despesas de aquisição e instalação do equipamento serão da SEMARH. Após a solicitação do consumidor, protocolada na SEMARH, o prazo máximo para instalação será de 30 dias.

Daniel explica que os hidrômetros a serem instalados após a publicação da lei deverão ter o equipamento eliminador de ar instalado conjuntamente, sem ônus adicional para o consumidor. A instalação dos equipamentos eliminadores de ar deverá ser feita pelo SEMARH ou por empresa profissional por este autorizada.

Justificativa

Os redutores de ar eliminam o ar existente em tubulações do sistema de abastecimento de água impedindo que o ar seja calculado na conta mensal. Segundo ele, a Escola Federal de Engenharia de Itajubá, onde um aparelho semelhante é fabricado informa que o equipamento gera economia de até 35% nas contas de água.

Daniel salienta que “ao pagar a conta de água, o consumidor paga também pelo ar que passa pelo cano, que pode significar cerca de 40% a mais da contagem dos metros cúbicos e maior valor na conta”.

Canalização do Córrego da Onça

O vereador sugere estudos sobre a viabilidade da canalização em toda extensão do Córrego da Onça próximo ao perímetro urbano. Para Daniel, “intervenções em córregos, riachos e rios urbanos são necessárias por conta de enchentes, solapamento das margens e erosão com assoreamento do curso d’água”.

Daniel salienta que “na nossa área urbana a impermeabilização do solo aumenta o volume da água que vai para os córregos durante as chuvas. Isso faz com que seja preciso aumentar a capacidade de vazão e a canalização uma alternativa para resolver esse problema”.

Doação de Equipamentos

O vereador solicita que o Executivo doe os equipamentos utilizados até então pelo Projeto Criança ao Projeto Conviver. O material utilizado para a realização do Projeto Criança está sendo substituído, mas apresentam boas condições e podem ser utilizados no Projeto Conviver.