Câmara homenageia descalvadenses que se destacam na Cultura

Pelo segundo ano, Legislativo realiza sessão solene para entrega de medalhas a representantes de oito categorias  

A Câmara Municipal de Descalvado realizou sessão solene na noite de sexta-feira, 21 de setembro, para entrega da Medalha Vicente Tallarico Adorno para descalvadenses que se destacam nas áreas de Literatura, Jornalismo, História, Música, Teatro, Artes Plásticas, Cinema e Fotografia, além de uma homenagem póstuma.

Os homenageados foram indicados pelos Conselhos Municipal do Patrimônio Cultural de Descalvado (CompacD) e Municipal de Cultura (ConCult). A entrega da honraria partiu de projeto de iniciativa do vereador Paulinho Gabrielli (PPS) e neste ano teve sua segunda edição.

A sessão solene contou com a participação de um quarteto da Escola de Música de Descalvado e performances artísticas de Gabriela Franzin, Natália Ferreira e Arnaldo Cerantola, da Escola de Dança Corpo e Movimento.

Incentivo à Cultura

Em seu pronunciamento, Paulinho Gabrielli, que é vice-presidente da Câmara Municipal, agradeceu pelo apoio e suporte dados pelo CompacD, representado por Luiz Alberto Olivieri, e ConCult, representado pela Diretora Municipal de Cultura, Alessandra Paganotto, e pelos colegas vereadores.

Paulinho Gabrielli destacou que “estamos caminhando para a implantação de uma política de Cultura em nossa cidade; cabe a nós incentivar o desenvolvimento da Cultura, e, com essa homenagem, Descalvado não se esquecerá mais desses ilustres cidadãos”.

Lembrando que 21 de setembro é o Dia Mundial da Paz, o vereador observou que “melhor que fazer guerra é ir ao teatro, ler um livro; em vez de ter atitudes racistas e homofóbicas, é melhor ir a um museu; temos que exaltar a Cultura e a Educação”.

Vicente Tallarico Adorno

O descalvadense Vicente Tallarico Adorno foi jornalista, escritor e documentarista. Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, Vicente Tallarico Adorno destacou-se por sua atuação no Brasil e no exterior. “Um homem de inteligência ímpar e orgulho para Descalvado”, definiu Paulinho.

Homenageados

Artes Plásticas – Mário Jordão

Cinema e Fotografia – Henrique Ravasi

História – Luiz Carlindo Arruda Kastein – representado por Aline Kastein e Alan Kastein

Jornalismo – Celso Jacinto (Xuxu)

Literatura – Cida Alfieri

Música – Flávio Tallarico

Póstuma – Cacilda Gallo – representada por Ester Elisa Fusaro

Teatro – Grupo Galhofas – representado por Vivian Bonani de Souza Girotti e Felipe Brognoni Casati

Quarteto da Escola Municipal de Música

Gabriela Franzin

Arnaldo Cerantola

Ester Elisa Fusaro, representou Cacilda Gallo na homenagem póstuma

Os irmãos Aline e Alan Kastein representaram o pai Luiz Carlindo Arruda Kastein

A escritora Cida Alfieri

Celso Jacinto, homenageado na categoria Jornalismo

Vivian Bonani de Souza Girotti e Felipe Brognoni Casati, do Grupo Galhofas

O músico Flávio Tallarico

Mário Jordão foi homenageado na categoria Artes Plásticas

O fotógrafo Henrique Ravasi

A Mesa de Honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Luisinho Panone, ladeado por Alessandra Paganotto, presidente do Conselho Municipal de Cultura, e Luiz Alberto Olivieri, presidente da CompacD

Vereador Paulinho Gabrielli, autor do projeto de que criou a Medalha Vicente Tallarico Adorno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *